Veja alguns dos benefícios que o saudável hábito do banho de sauna poderá proporcionar a você:

  • Fortalece a circulação sanguínea
  • Alivia dores reumáticas e de coluna
  • Combate o estresse e a hipertensão
  • Hidrata a pele e desobstrui os poros
  • Relaxa a musculatura e facilita o sono
  • Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez
  • Limpa e desobstrui as vias respiratórias
  • Proporciona agradável sensação de bem-estar
  • Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo
  • Combate doenças do sistema respiratório (bronquite, 
    gripe, resfriado, sinusite, etc.)

Muitas pessoas que não tem o hábito da sauna desconhecem alguns pequenos segredos do banho de vapor, como os seguintes:

Barbear-se... com uma lâmina de barbear comum após ter transpirado bastante e estando coberto por suor proporciona um barbear incrivelmente suave e uma pele macia mesmo sem o uso de gel ou espuma de barbear. Esse resultado também é válido para outras partes do corpo (pernas, por exemplo), além do rosto.

Alívio de resfriados... Alívio temporário de nariz entupido ou peito congestionado pode ser obtido com o banho de vapor. Simplesmente adicione algumas gotas de óleo de eucalipto (uma substância natural) na água a ser vaporizada. O vapor aromatizado dessa forma ajudará a descongestionar as vias respiratórias, que responderão favoravelmente com uma respiração livre e desimpedida.

Socializar-se... Compartilhar uma sessão de sauna com um(a) amigo(a) ou uma pessoa querida pode ser uma boa maneira de se gastar uma meia hora em uma agradável e relaxada conversa.

Limpeza profunda da pele... Devido ao ciclo de abertura e fechamento dos poros durante as fases de transpiração e banho de água fria, a sauna auxilia a limpá-los profunda e meticulosamente.

Melhores resultados com cremes cosméticos... Como após a sessão de sauna os poros estão bem abertos e a pele hidratada, a aplicação de cremes cosméticos ou rejuvenescedores tem maiores chances de apresentar resultados melhores e mais rápidos. A absorção de cremes capilares também é facilitada com o calor e o vapor.

Durante o inverno... a sauna pode proporcionar um alívio nos dias mais frios, aquecendo o corpo e preparando-o para uma cama acolhedora e um sono repousante.

Tire uma soneca... A sauna é um ótimo lugar para se tirar uma rápida soneca, especialmente quando se ajusta a temperatura em um nível relativamente baixo, entre 40° e 45°C.

Não conseguiu dormir... um pouquinho durante a sessão de sauna? Então aproveite o efeito relaxante que a sauna proporciona para ir deitar-se e dormir logo após o banho de vapor. A sauna o levará a um estado de paz e relaxamento, o que provavelmente o fará adormecer mais fácil e profundamente.

Aromaterapia... O emprego de ervas aromáticas na sauna a vapor é um recurso terapêutico largamente utilizado para ampliar os efeitos do calor. Folhas de eucalipto, hortelã, erva-cidreira e outras ervas fitoterápicas aromáticas podem ser colocadas, em ramos, na saída do vapor (ou usadas em infusões). O eucalipto, por exemplo, proporciona uma ação balsâmica no sistema respiratório. A hortelã e outras mentas têm efeito refrescante e a erva-cidreira produz efeito calmante.

   
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